Traduzindo

Procurando matérias

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Orações Subordinadas Adverbiais - 3002


Alô, galerinha da 3002.
Segue um link de exercícios da Folha Online. Se for possível, informe a quantidade de acertos nos comentários.

Exercícios sobre Orações Subordinadas Adverbiais - Folha Online.

Aqui tem mais exercícios, rapaziada.



Classifique as orações adverbiais:

  1. O tambor soa porque é oco.
  2. A preguiça gasta a vida como a ferrugem consome o ferro.
  3. Por mais que gritasse, não me ouviam.
  4. Se o conhecesses, não os condenarias.
  5. Vim hoje, conforme lhe prometi.
  6. Fazia tanto frio, que meus dedos estavam endurecidos.
  7. Aproximei-me a fim de que me ouvissem melhor.
  8. À medida que se vive, mais se aprende.
  9. Quando os tiranos caem, os povos se levantam.
  10. Ontem estive doente, de modo que não saí.
  11. Parou perplexo como se esperasse um guia.
  12. Não serás bom médico se não estudares muito.
  13. De tal sorte a cidade crescia, que não a reconhecia mais.
  14. Segundo opinam alguns, a história se repete.
  15.  fiz-lhe sinal para que se calasse.
  16. As tuas saudades ficam onde deixas o coração.
  17. Embora tivesse estudado, fui reprovado.
  18. À medida que subimos, o ar se rarefaz.
  19. Eles tinham tanta fome, que devoraram toda a comida.
  20. Se bem que eu não te julgue insensível à arte, admira-me ver-te assim.

Gabarito:

1.    Causal
2.    Comparativa
3.    Concessiva
4.    Condicional
5.    Conformativa
6.    Consecutiva
7.    Final
8.    Proporcional
9.    Temporal
10.  Causal
11.  Comparativa
12.  Condicional
13.  Consecutiva
14.  Conformativa
15.  Final
16.  Temporal
17.  Concessiva
18.  Proporcional
19.  Consecutiva
20.  Concessiva


Abraço do Tio.

31 comentários:

  1. gostei muito me ajudou demais a ensinar meu neto obrigada vo lia

    ResponderExcluir
  2. A n.14 não seria conformativa? 'Segundo' é uma conjunção subordinativa conformativa, não? Me ajuda, tio. Tenho 14 anos e me surgiu essa dúvida agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade.......é conformativa sim!

      Excluir
    2. Olá, só agora pude ver sua mensagem, amigo. Sim. É conformativa.

      Excluir
    3. Porém ta conformativa tio

      Excluir
  3. A número 10 não seria consecutiva ou temporal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, "Ontem estive doente" é a oração principal; a oração seguinte é subordinada adverbial causal. Obrigado pela participação.

      Excluir
    2. Ao se substituir "de modo que" por outra conjunção causal, a frase fica sem lógica. Observe: "Ontem estive doente, porque não saí." De modo que aparece na lista de conjunções consecutivas .-.

      Excluir
    3. Ao se substituir "de modo que" por outra conjunção causal, a frase fica sem lógica. Observe: "Ontem estive doente, porque não saí." De modo que aparece na lista de conjunções consecutivas .-.

      Excluir
    4. Na oração: Ontem estive doente, de modo que não saí.

      Ao observar a relação de causa e consequência, fica claro que "de modo que não saí" é a consequência de ter ficado doente. Logo, essa oração deve ser classificada como consecutiva e não causal, como mostra o gabarito.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Espero ter êxito na prova, grato em disponibilizar o conteúdo.

    ResponderExcluir
  6. Não entendi o porquê de "As tuas saudades ficam onde deixas o coração" ser classificada como temporal. Está certo?

    ResponderExcluir
  7. Não entendi a 16(temporal). Está correto?

    ResponderExcluir
  8. A questão número 10, não seria consecutiva?
    "Ontem estive doente" - a causa de não ter saído
    "De modo que não saí." - a consequência da enfermidade
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, eu também achei que fosse consecutiva
      e a numero 11 eu acho que é causal

      Excluir
  9. a frase de numero dezesseis não pode ser temporal. onde indica lugar . E agora?

    ResponderExcluir
  10. não entendo a lógica de certas contruções.por exemplo,a frase 10 claramente percebmos o valor consecutivo expresso pela locução " de modo que "
    1ª oração :ontem estive doente.(oração principal)
    2ª oração : de modo que não sai ( o fato de não poder sair e casa não seria a consequencia pelo fato de e estar doente ?)
    A meu ver,seria causal se fosse da seguinte forma:
    De modo que ontem estive doente ,não sai.
    no caso , a locução "de modo que " seria equivalente ao vocábulo "como" quando empregado como conectivo de valor causal sempre em inicios de períodos .

    ResponderExcluir
  11. A décima não seria consecutiva ? Pois ela não expressa uma causa.

    ResponderExcluir
  12. Com certeza é sim consecutiva.concordo com você.

    ResponderExcluir
  13. Como classificar está oração. Quando o galo cantava sentia se muito triste

    ResponderExcluir
  14. Como classificar está oração. Quando o galo cantava sentia se muito triste

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, o gabarito esta todo certo, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o seu embasamento para justificar isso?

      Como que a questão 10 e 16 podem estar corretas?

      Excluir
  16. Cade o tio Pablo? Para justificar as questões 10 e 16?

    ResponderExcluir