Traduzindo

Procurando matérias

terça-feira, 30 de outubro de 2012

3° ANO: Produção Textual - Tema: Violência

Alô, rapaziada do 3° ano. Segue a aula sobre violência.



Violência 2 from Pablo Vallegros

Forte abraço do tio.



30 comentários:

  1. Utopia
    Apesar de a população brasileira atual ser formada por 45% de negros, apenas 2% dessa parcela tem acesso às universidades. Para contornar essa situação foram criadas as cotas raciais, isso é, um determinado número de vagas no ensino superior é exclusivo para alunos de tal etnia.
    As cotas raciais intensificam o racismo. A ideia de que negros necessitam de oportunidades diferenciadas para ingressarem em uma faculdade, defende uma inferioridade intelectual em relação a outros grupos étnicos. Brancos e negros têm as mesmas capacidades de aprendizado, não existem diferenças entre seus cérebros, logo, não há razão para uma competição desigual entre os dois.
    As cotas também mostram a péssima qualidade de ensino nas escolas públicas. Se o ensino público e o privado estivessem em mesmo nível educacional, seus alunos teriam a mesma chance de conquistarem uma vaga nas universidades, sem a necessidade desse auxílio.
    As cotas são uma solução momentânea, tanto para o problema das desigualdades sociais, quanto para o sistema escolar brasileiro. É necessário um replanejamento do ensino público e do pensamento da sociedade. A conscientização das pessoas é extremamente importante para que os pais incentivem seus filhos aos estudos, para que professores se empenham em preparar seus alunos e para que esses futuros vestibulandos lutem para alcançar seus objetivos, vencendo as dificuldades existentes. Dessa forma, o Brasil poderá ter uma sociedade mais justa e igual, com oportunidades para todos, não importando a cor ou classe econômica.

    ResponderExcluir
  2. Desigualdade no Vestibular

    A maioria das universidades brasileiras utiliza o sistema de cotas raciais para facilitar a entrada de negros, índios e pardos nas faculdades. O assunto é bastante polêmico e ainda gera diversas discussões.

    Algumas pessoas acreditam que as cotas raciais irão recompensar os malefícios gerados pela escravidão, enquanto que para outras, o sistema de cotas irá reafirmar a tese racista de classificação entre raças, pois estas pessoas acreditam que estão sendo prejudicadas, já que a entrada de negros, índios e pardos nas universidades está sendo facilitada, sendo que todos são cidadãos com direitos e deveres iguais independente de cor e raça.

    Alunos prejudicados, ou não, pelo sistema de cotas, frequentemente protestam contra as universidades, levando os argumentos de que todos são iguais e de que a universidade está a fazer distinção entre os grupos sociais acarretando, então, na discriminação social e racial.

    Por isso tudo, se o governo propuser melhorar a educação nas escolas de base do Brasil, as universidades não irão precisar do sistema de cotas, pois todos os alunos iriam ter um ensino de qualidade podendo competir entre eles de igual para igual, sem que alguém fosse beneficiado.


    Nome: Débora Guimarães N°: 04
    Turma: 3001
    Tema: O sistema de cotas irá amenizar as desigualdades raciais ou irá reafirmar a tese racista de classificação entre raças?

    ResponderExcluir
  3. Amenização do racismo

    Cotas raciais são reservas de vagas em universidades públicas para na maioria das vezes, negros e indígenas, mas também é para deficientes físicos e entre outros.

    Esse sistema de cotas foi feito para tentar amenizar a desigualdade social e para dar oportunidades. Apesar de pessoas não acreditarem nessa mudança. O conceito de cotização vai fazer com que as diferenças acabem, dando oportunidades de pessoas de raças diferentes se conhecerem e de se misturarem mais e então acabando com o racismo que há no nosso país.

    E se não houvesse essa cota as pessoas não iriam se misturar, os brancos não iriam participar da vida dos negros, por exemplo, no trabalho, na escola, nas universidades. Só iriam se encontrar em bares, praças e entre outros.

    Em virtudes dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que as cotas raciais são essências para o bom convívio entre as pessoas, pois com os cidadãos iriam se comunicar mais uns com os outros de raças opostas. E com isso diminuiria as desigualdades raciais e também daria mais oportunidades de pessoas especiais, negras e de classe baixa de entrarem em boas universidades públicas.

    Nome: Bianca Klein Nº: 02
    Turma: 3001

    ResponderExcluir
  4. No mundo, desde os seus primórdios, sempre houve classes ou sistemas que classificassem pessoas umas melhores e com mais poder do que outras, e hoje, em pleno século XXI, vemos que essa tal de classificação social desencadeou problemas, que estão longe de se resolverem.
    O racismo, preconceito racial, é um tipo de violência que já se espalhou pelo mundo, e é algo extremamente triste e preocupante, que mesmo com leis que punem pessoas que o praticam e campanhas para tentar acabar com ele, ainda assim acontece, a qualquer momento podemos nos tornar vítimas dele, e o que achamos ser uma coisa que não mereceria tanta atenção, acaba por se tornar uma das violências mais significantes que o mundo vive.
    Diversos países, inclusive o Brasil, já aderiram o sistema de cotas, sejam elas para estudantes ou trabalhadores, e, analisando seus princípios, é uma forma de praticar o racismo. Porque, no caso do Brasil, o sistema de cotas beneficia, na maioria das vezes, pessoas negras, maiores vítimas do preconceito. O que é preconceito então se não é achar que pessoas negras tem alguma deficiência intelectual diante de pessoas com a pele clara? Isso é sim, um preconceito, porque assim como existem políticos brancos, existem políticos negros, assim como existem músicos brancos, existem músicos negros, assim como existem criminosos brancos, existem criminosos negros.
    Uma pessoa não é mais inteligente do que outra só por causa de sua pele. O maior erro ao cometer o racismo, é das próprias pessoas, que acham que a coloração da pele tem alguma influência sobre o valor que cada uma tem. As pessoas acabam por ignorantes, não só quem o comete, mas pessoas que sofrem racismo também tem grande colaboração para que este não deixe de existir, se passando por inferiores e enfatizando uma coisa, que, analisando bem, não deveria ter tomado proporções tão expressivas como tomou.
    Então, o que o mundo precisa buscar é fazer leis mais severas para punir quem comete o racismo, e acabar com esses sistemas de cotas, que isso não ajuda em nada a acabar com o problema do racismo, pelo contrário, agrava ainda mais, porque colocam as pessoas que utilizam esse recurso, à margem da sociedade, como seres inferiores dos demais.

    Cassiano de Oliveira Hott
    turma 3001

    ResponderExcluir
  5. Melhoria no ensino!
    Problemas com sistema de cotas não vem de hoje e sempre vai haver pessoas contras e a favor e a um preconceito com os tipos de alunos.
    Cada ano que passa surge um problema diferente, sendo com cotas de estudantes de escolas publicas ou raciais. Não é ser preconceituosa, mais acho que a cota racial deveria acabar, pois qualquer um é capaz sendo elas pretas, indígenas , brancas ou pardas, todos são capazes de conseguir os mesmos objetivos, os direitos humanos apontom que nos somos todos iguais. E acho o mesmo para as cotas de estudantes de escolas públicas, pois há pessoas que não estão nem ai e passam sem fazer nenhum esforço, enquanto há alunos que dão um duro danado e nem sempre conseguem passar.
    Concluo que ou o Estado melhora o nível das escolas públicas desde o começo do ensino ou deixa do jeito que ta e joga tudo para baixo do tapete. E mesmo eu sendo aluna da escola pública acho que deveria mudar.

    Nome: Débora Kher Couto N°: 05
    Turma: 3001 Prof: Pablo

    ResponderExcluir
  6. Acabando com as desigualdades
    O sistema de cotas para negros que tem o objetivo de garantir uma vaga nas faculdades publicas vem sofrendo questionamentos das escolas particulares e dos pais de alunos que a frequentam ,pelo preconceito de raça é social.
    Estas cotas estão transformando a imagem das univercudades de todo país ,oque antes so era para quem tinha dinhero ou sejá os brancos ou classe media alta e elite como conhecido tem mudando para um ambiente que atende do mais simples ao refinado.Mais para as escolas particulares é os riquinhos este sistema se torno uma dor de cabeça por favorecer metade das vagas oferecidas a negros e alunos de escolas publicas, trazendo igualdade ao local mais importade que é o de formação do futuro.
    Agora seja pobre ou negro podera realisar seu sonho de cursa uma faculdade e alcançar objetivos para o futuro que antes so os brancos e ricos podiam, acabando de vez com esse preconceito entre classe e raças mostrando que todos tem direitos iguais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''acabando com as desigaldades''
      nome: Felipe Raphael TUMA:3001

      Excluir
  7. Cotas raciais

    Um dos assuntos que mais rendem atualmente é a implantação do sistema de cotas, muito polêmico afinal. No Brasil, ele visa a garantir espaço para negros e pardos nas instituições de ensino superior, além de indiretamente desmerecer as pessoas pela sua cor e não pela sua capacidade.
    Absurda essa política, se você oferece cotas, confirma que o negro é marginalizado e incapaz, por isso precisa de ajuda oficial e paternalista. Reafirma-se a diferença e não o contrário, que é a necessidade de eliminá-la. A única solução decente para o ingresso democrático da juventude na universidade é lhe dar uma educação de qualidade para que aí, sim não haja diferença entre o aluno do colégio público e do colégio "de elite". E o que é a educação pública hoje? Uma calamidade que piora há 40 anos. É também relevante porque não se trata apenas da reserva de vagas para estudantes negros, mas é, principalmente, uma política de acesso e permanência de estudantes negros na universidade.
    Já que foi citado o colégio público, ao invés de melhorarem a qualidade do ensino, aplicam esse sistema de cotas e automaticamente menosprezando as pessoas pela sua renda ou cor, tendo que optar pelo ensino público e no futuro tendo que ser “ajudado” por ser menos capaz do que a classe média alta brasileira para ingressar nas universidades de ensino superior.


    Eduardo Ouverney, nº 8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô, Edu. Quem deveria fazer a redação era você, não a Profa. dra. Márcia Di Roberto, educadora, em palestra proferida na UNIP-SP, em abril de 2008, no curso de Pós-Graduação em Letras.

      http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/cotas-nas-universidades-voce-e-a-favor-ou-contra.jhtm

      Excluir
  8. A necessidade de cotas em um país desigual na oferta de oportunidades

    No Brasil, a reserva de vagas em universidades públicas para negros e indígenas é necessária, pois há poucas dessas pessoas presentes em profissões que exigem maior grau de instrução, o que mostra que há uma grande desigualdade quando se trata de oferta de oportunidades.
    Pessoas com alto poder aquisitivo possuem maior chance de cursarem um ensino superior, pois têm acesso a uma educação privada que os torna mais capacitados do que pessoas que têm acesso somente ao ensino público. Na maioria das vezes, negros e índios são de escolas públicas, o que dificulta na hora da concorrência com alunos de escolas privadas, ou seja, há uma desigualdade na educação que compromete a entrada de negros e índios nas faculdades (o mesmo se aplica a pessoas de escolas públicas dos demais grupos étnicos).
    Com a falta dessas pessoas nas universidades, torna-se difícil o acesso das mesmas a cargos que exigem um ensino superior, o que de certa forma, as exclui de contextos importantes, como no governo, que somente uma maioria branca acaba tendo acesso.
    Tendo em vista os aspectos observados, a cota racial (e consequentemente a social) se torna necessária, pois no país há uma grande desigualdade na hora de se oferecer oportunidades as pessoas. Negros e índios, por não terem acesso às mesmas oportunidades que os brancos ricos, necessitam de reserva de vagas para que o quadro de baixo número dessas pessoas nas universidades mude, acabando assim com uma suposta superioridade de etnias.

    Alan Souza da Silva

    ResponderExcluir
  9. Cotas: a melhoria na qualidade de vida

    O Sistema de cotas raciais propõe a igualdade e oportunidades de vida entre brancos e negros. Para que sejam todos bem qualificados para o mercado de trabalho igualmente, e que cargos antes não ocupados por índios e negros passem a assumir posições que antes era praticamente impossível á essas pessoas.
    A diferença de classes sociais é muito grande em nosso país, porém essa desigualdade foi cada vez mais diminuindo através de cotas, que beneficiam negros, estudantes de escolas públicas, índios e deficientes. Através dessas cotas essas pessoas têm direitos de ingressarem em uma boa universidade para que futuramente tenham uma qualidade de vida melhor.
    Somos levados a acreditar que, o sistema de cotas raciais é muito importante, pois garante que todos tenham direitos iguais, promovendo assim uma vaga em uma boa universidade para que não haja diferença entre os cidadãos.

    Diana Micaeli Faltz Ouverney
    3001 Nº: 06

    ResponderExcluir
  10. Inclusão Social
    O Sistema de Cotas está baseado no dever da administração pública de promover ações que busquem igualdades e oportunidades na vida social e no mercado de trabalho, as estatísticas mostram que a implantação deste sistema gerou muitas discussões na percepção dos brasileiros, a proposta para inclusão social é muito importante, pois atende aos princípios da dignidade da pessoa humana e da justiça social, diante da grande desigualdade, inserindo nas melhores universidades do país negros e índios a terem acesso a cargos e empregos públicos que antes era praticamente inexistente.
    Embora os princípios da dignidade humana e da justiça social estejam acima de qualquer poder existente a desigualdade e diferença de classes é evidente, o sistema de cotas diminuiu este distanciamento entre a sociedade proporcionando um eficiente instrumento de redução das desigualdades sociais e raciais em nosso país.
    Além disso, o sistema de cotas proporcionou uma revolução, fazendo ingressar, nos cursos mais competitivos das melhores Universidades do país, estudantes de escolas públicas, índios e negros que sempre estiveram excluídos desse espaço, somente depois da adoção dessa política de acesso específico, voltada para os estudantes das escolas públicas, nas quais a maioria é negra, pode-se assegurar que eles tenham alguma chance de ingressar para uma melhor condição de vida.
    Tendo em vista os aspectos observados concluí-se que a adoção do sistema de cotas desempenha um papel importante, pois garantem que todos os cidadãos sejam incluídos na sociedade promovendo a igualdade de classes e o acesso as Universidades de todo o Brasil, para os negros e índios na forma de bolsa, não necessariamente na universidade pública, mas onde estes possam passar no vestibular. Todos devem entrar na universidade, pelo elevador social junto com os brancos. E terem oportunidades de estudar na escola superior, pública ou privada, com bolsas do Estado.

    Dislene Faltz Ouverney
    3001 Nº: 07

    ResponderExcluir
  11. Pagamento de Divida?

    Um dos assuntos mais comentados e que vem sendo criticados atualmente e o assunto de cotas raciais,para alguns e um auxiliar para "subir na vida" e para outros motivos de indignação,pois fazem os mesmos se sentirem prejudicados por tal motivo.No Brasil colonia os negros,indigenas e pardos foram muitos discriminados e com isso o governo tenta ''pagar'' essa divida historica com esse atual sistema.
    O sistema de cotas e muito discriminado pela atual sociedade,alguns por achar um preconceito com tal beneficiado e outros por achar uma desvantagem com quem nao tem esses beneficios,o sistema de cotas beneficia certa parte da população,esse sistema ajuda os negros a ingressarem na faculdade que no Brasil e ''elitizada''.
    Uma forma de acabar com esse sistema e a melhoria do ensino publico e com isso ajudar os beneficiados por esse sitema a entrar na faculdade sem o tal beneficio,enquanto isso nao acontece o governo vai continuar com esse pagamento de divida.

    Nome:Helder Jansen Eller Ferreira da Silva
    Turma:3001 Nº:11

    ResponderExcluir
  12. O sistema de cotas foi criado para lutar pelas igualdades sócias e raciais, assim protegendo e dando condições a negros, indígenas, deficientes, estudantes de escolas publicas com baixa renda.
    A cota para negros é o mais criticado. Dados mostram que 45% da população brasileira são de raça negra desses quais apenas 2% são universitários.
    Muitas pessoas fazem discurso falando que quem ganha cota vem de um ensino fraco e futuramente quando formados iram fazer algo de errado em seu serviço. Mas quem ganha cota está lá por não ter condições e iram se dedicar ao máximo.
    Alunos que sempre estudaram em escolas públicas iram ter condições de pagar uma faculdade? Talvez alguns, mas a grande maioria não terá condições financeiras. Para se ter uma ideia uma faculdade de medicina, a mais barata, custa em media dois mil e quinhentos reais mensais.
    Uma grande conquista, o sistema de cotas fez com que as desigualdades sejam quebradas e todas as pessoas tenham oportunidades iguais.

    Aluno: Raphael Lima Soares N°:17 Turma:3001

    ResponderExcluir
  13. Cotas Raciais
    Trata-se de um assunto muito polêmico. Existem dois lados da situação. Há quem defenda a cota racial e há quem ache mais um preconceito entre as raças.
    As cotas raciais é um meio de haver mais igualdade, pessoas terem melhores empregos, mais oportunidades, e não serem julgados por sua cor.
    Mas por outro lado haver cota também se torna uma forma de preconceito. O governo não deveria oferecer cotas em tão grande proporção, sim oferecer a população um ensino de ótima qualidade, para qualquer pessoa, branca, negra, rica, pobre, deficientes ou não.
    Um assunto com ideias opostas, gerador de polêmicas, mas que no fim gere polêmica e não discriminação.

    Aluna: Janseara Sangy da Costa N°:12 Turma:3001

    ResponderExcluir
  14. Comandante Enzo Peri, venho por meio desta carta, expor algumas ideologias que eu, e tantos outros estudantes deste país, que vivemos pós ditadura militar, temos em mente sobre a possibilidade de abrir e revelar os documentos que os militares, inclusive o senhor, vêem tanto incômodo em expô-los.
    Décadas após uma das épocas mais tensas da história do país, ainda há muita coisa censurada, que, do modo com que vocês tratam deste assunto, parece que compromete tudo o que vocês, militares, fizeram e fazem pelo país, a história de vocês.
    Não são apenas as pessoas que vivem pós ditadura não, pessoas que vivenciaram a época, também precisam saber a verdade absoluta do que realmente aconteceu durante o período. O povo tem sede de saber a verdade, e você e os militares resistem ainda, em não revelar os arquivos. Enzo veja bem, vocês não expondo os arquivos acaba sendo, por um lado, pior para todos vocês e para a história do exército, entre outras mais, fica evidente que vocês estão escondendo documentos com medo do que iria suceder o ato. E por quanto tempo mais vocês irão conseguir manter essa incógnita? Você acaba causando desconforto, não só para a sociedade, mais também para o exército.
    História não são somente textos que mostram o passado de um país, história é mais do que apenas documentos escritos para serem lidos nas próximas gerações, imagens que no futuro irão trazer à tona todo o passado de um país, história é um valor, e que só é adquirido com verdades, e verdades expostas, o país precisa de uma história verdadeira, e os documentos que estão presos, com sua propriedade e dos militares em si, impedem a história revelada de um país como o Brasil, que já tem seus valores, sua história bem alinhada em outros quesitos, porém, militarmente o país não tem uma história digna de ser apresentada, pois ainda há muita coisa que precisa se esclarecida.
    Que valor teria o exército não aceitando o pedido das pessoas para abrir tais documentos? Será que a abertura desses documentos implicaria tanto assim na vida de militares ou na memória do país? De modo negativo ou positivo? Isso, só você sabe comandante Enzo, e cabe a você tomar a atitude de mostrar para o povo, de modo franco e verdadeiro tudo o que aconteceu no período da ditadura, trazer à tona e resgatar a história de um país, que se desfez da ditadura, mais ainda precisa esclarecer para seu povo tudo o que lhe ocorreu e lhe foi feito, o que só vai acontecer quando o exército, por meio do senhor, declarar totalmente esclarecido os fatos que rondaram a ditadura.

    Cassiano de Oliveira Hott
    turma: 3001
    13-11-2012
    (redação da carta)

    ResponderExcluir
  15. No Brasil o sistema de cotas foi implantado para as pessoas negras, indígenas, pardas, de colégio público e pessoas sem condições financeiras. Sendo assim, colaborando para a confirmação da desigualdade social, o racismo e a falta dos direitos humanos na sociedade.
    Nesse mundo agora individualista as pessoas estão se esquecendo que os direitos são para todos. Que a educação, o direito de estudar e de se ter uma profissão, um diploma não só é para aqueles que possuem uma classe social elevada, ou pelo simples fato da cor da pele ser branca, pois se os deveres são para todos os direitos também são. O sistema de cotas só está mostrando mais uma vez que os direitos não são para todos.
    Porém, o sistema foi a melhor maneira para incluir as pessoas excluídas a ter um futuro melhor. Um direito que foi perdido por conta do preconceito a cor negra.
    Diante disso, é necessário reavaliar não só o sistema e sim o motivo que está sendo preciso adotar essa medida para possibilitar as diversas classes a ter os seus direitos iguais

    Francielle Almeida
    13-11-2012
    turma 3001

    ResponderExcluir
  16. A verdade tem que aparecer.
    General Enzo Peri a abertura dos arquivos da ditadura seria essencial não só para os familiares das pessoas envolvidas mais também para todos os cidadãos saberem o que realmente aconteceu na época.
    Vossa Excelência as feridas deste período da ditadura militar são visíveis, são poucos os documentos e registros que nos permitem saber realmente o que ocorreu nos tempos da ditadura. A abertura dos arquivos militares permitiria que toda a história fosse reconstituída, esclarecida e amenizaria o “mal estar” dos familiares que sofrem por calúnias e falta de informações de seus parentes militantes da época.
    É preciso denunciar esta política de preservar os torturadores e assassinos dos anos da ditadura. Estes discursos que permearam as permitem compreender os efeitos do sentido que um ato tão delicado, quanto à ditadura militar, para a sociedade que almeja por uma resposta.
    Por isso tudo, peço a Vossa Excelência que a abertura dos arquivos dos militares seja realizada para todos os cidadãos para podermos entender melhor o que realmente aconteceu na época, pois nos cidadãos temos o direito de saber a verdade que ainda permanece obscura.

    Nome: Débora Guimarães N°: 04
    Tema: Porque será que a abertura dos tempos da ditadura militar ainda incomoda tantos os militares?

    ResponderExcluir
  17. A verdadeira história deve ser apresentada.
    Senhor Enzo Peri, deve-se abrir os arquivos da ditadura, para que os cidadãos de hoje conheçam o período em que ocorreu no Brasil grandes conflitos e grandes acontecimentos.
    O regime militar (1964-1985) é a época mais importante e marcada do Brasil, pois nessa época ocorreram muitas mortes, pessoas eram esquartejadas até que falassem o que sabiam e acabavam morrendo de tanta dor.
    General Enzo peri a abertura dos tempos da ditadura fará com que os cidadãos conheçam mais sobre a história do nosso país, fazer com que todos saibam mais sobre a vida dos revolucionários que sofreram tanto por nosso país. Isso fará com que tudo seja mostrado de forma real, que as pessoas vejam os quantos lutaram por um Brasil melhor.
    Portanto faz-se necessário que o senhor apresente os tempos da ditadura, para que todos os brasileiros vejam a realidade de 1964 a 1985 e que vejam o quanto foi importante para o nosso país.

    Nome: Bianca Klein Nº:02
    (Carta)

    ResponderExcluir
  18. o sistema de cota tem como base beneficiar pessoas da classe mais baixa,para que elas tenham mais chance de entrar em uma universidade. infelizmente ha um índice maior de pessoas negras com baixa renda perante a nossa sociedade, em conseguente a isso estima-se e há um numero muito elevado de negros não cursando uma faculdade.
    É alarmante a precariedade das escolas e a mal distribuição de renda em nosso país,que por causa disso, elas acabam não tendo muito tempo para se dedicar aos estudos,pois tem que ir trabalhar para sustentar a si mesmo e até sua família inteira , isso, quando não vão para o mundo do crime.
    com virtude dos fatos apurados a cota racial foi uma atitude revolucionaria no brasil,pois beneficiam pessoas que quer realmente seguir uma carreira através dos estudos superior, trazendo para si benefícios propios e que tenham uma grande melhoria de vida, fazendo com que não só a elite tenham oportunidades e sim todas as raças e classe social.

    nome: suzi curcio turma: 3001

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o sistema de cota tem como base beneficiar pessoas da classe mais baixa,para que elas tenham mais chance de entrar em uma universidade. infelizmente ha um índice maior de pessoas negras com baixa renda perante a nossa sociedade, em consequência a isso estima-se e há um numero muito elevado de negros não cursando uma faculdade.

      É alarmante a precariedade das escolas e a mal distribuição de renda em nosso país,que por causa disso, elas acabam não tendo muito tempo para se dedicar aos estudos,pois tem que ir trabalhar para sustentar a si mesmo e até sua família inteira , isso, quando não vão para o mundo do crime.

      com virtude dos fatos apurados a cota racial foi uma atitude revolucionaria no brasil,pois beneficiam pessoas que quer realmente seguir uma carreira através dos estudos superior, trazendo para si benefícios propios e uma grande melhoria de vida, fazendo com que não só a elite tenham oportunidades e sim todas as raças e classe social.

      nome: suzi curcio turma: 3001

      Excluir
  19. Nova Friburgo,
    17, de novembro de 2012
    Os Senhores Militares estão tentando esquecer o que se passou e por isso estão fazendo de tudo para que não sejam abertos os arquivos da ditadura militar. Sendo que há famílias que estão querendo saber o que realmente aconteceu com seus filhos, maridos, amigos, querendo ter uma resposta.
    Vossa Senhoria Enzo Peri gostaria te pedir que os arquivos sejam abertos, pois se precisam de resposta, colocar um pouco de cor na vida das pessoas que perderam entes queridos, colocar a vida num lugar de onde não tem mais vida. Nossos defensores da pátria argumentam e citam um decreto, redigindo-se por Ernesto Geisel, que se assegura que as autoridades, civis ou militares não podem tornar público os documentos sigilosos sobre a repressão, que vergonha! São tão poucos os documentos que nos permitem saber o que realmente aconteceu na época e a verdade é que ainda vão permanecer na obscura por um bom tempo se continuar assim. Só gostaria de pedir um pouco de respeito há quem passou por isso, que perdeu, que lutou por um País melhor. Queremos respostas, soluções, dar esperança para quem tanto sofreu. Um país justo sem repressão, sem segredos, sem mentiras.
    Nos como estudantes gostaríamos de juntos discutir sobre o assunto, pois sem poder ter o acesso há esses documentos não poderemos saber o que realmente se passou na época da ditadura e mostrará que a nossa democracia é frágil e que os Senhores militares nunca se importaram com a sociedade brasileira. Por isso devemos nos conscientizar sobre a importância do acesso as memórias e a verdade.

    Aluna: Débora Kher N°:05
    Turma:3001
    (carta)

    ResponderExcluir
  20. Os Fantasmas da Ditadura

    Com anos de opressão e tortura, a Ditadura Militar permanece viva e inacabável para aqueles que foram contra o regime totalitário, sofrendo tortura e sendo exilados, e para os familiares dos mortos por oposição política que, até hoje, não sabem o que realmente aconteceu com os seus parentes desaparecidos. Recentemente está em questão a abertura ou não dos arquivos dessa época.
    Com esses arquivos expostos, é possível que a justiça atue, julgando e condenando os acusados de tortura e assassinato às pessoas que lutaram por um país sem opressão, onde todos têm a liberdade de expor suas opiniões, sem temer serem punidos por isso.
    Com os conhecimentos desses arquivos, os familiares terão o conforto de saber o que realmente aconteceu com seus parentes e como serão julgadas as pessoas que estavam envolvidas.
    Não existem motivos para a não abertura dos arquivos da Ditadura, já que os únicos prejudicados pelo ato serão os malfeitores do período. O Brasil é um país onde todos têm direito à justiça, por esse motivo, vítimas e seus representantes, os familiares, têm direito a ela.

    ResponderExcluir
  21. Excelentíssimo Senhor General Enzo Peri...

    Estou lhe enviando esta carta para que o Senhor me conceda a honra de falar por todas as famílias que estão aflitas pelos seus parentes que sumiram e que estão esperando uma resposta.
    Por causa das práticas militares tomadas naquela época, os estudantes tiveram uma única opção que era lutar por seus direitos e de todo povo brasileiro. Mais por conta disso tiveram que pagar por suas atitudes, nesse caso de forma cruel e desumana, ferindo de forma incontestável a Constituição Federal. O art. 5º da Constituição Federal prevê que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante (inc. III); bem como que a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.
    Essas pessoas foram torturados ,humilhados ,e até alguns foram exilados...sei que o sua Excelência tem pleno conhecimento dessas atitudes barbaras, por isso clamamos em nome de todos os familiares que esse caso não seja esquecido e que seja feita justiça.
    Com virtude dos fatos ,peço para que seja reaberto o inquérito para que haja uma busca nesses casos, que até hoje atormentam seus parentes e assim possamos passar uma Borracha nisso e vivermos em paz.
    Diante do exposto...
    Pede – se Deferimento
    Nome: Suzi da Silva Curcio Faustino
    Turma:3001

    ResponderExcluir
  22. General Enzo Peri peço encarecidamente a abertura dos arquivos sobre a ditadura militar.
    O período foi marcado por falta de democracia e confrontos. Os manifestantes em busca de um país sem opressão, foram brutalmente torturados, agredidos, exilados, alguns foram mortos e muitos sumiram sem deixar nenhum vestígios.
    O grande fato é que a população e familiares querem saber o que de fato ocorreu. Com a abertura muitos mistérios serão revelados, fazendo com que o fantasma da ditadura desapareça.

    ResponderExcluir
  23. 1º de dezembro de 2012
    Prezado General Enzo Peri,
    com anos de opressão e tortura, a Ditadura Militar permanece viva e inacabável para aqueles que foram contra o regime totalitário, sofrendo tortura e sendo exilados, e para os familiares dos mortos por oposição política que, até hoje, não sabem o que realmente aconteceu com os seus parentes desaparecidos. Venho por meio desta para lhe pedir que os arquivos da época sejam abertos.
    Com esses arquivos expostos, é possível que a justiça atue, julgando e condenando os acusados de tortura e assassinato às pessoas que lutaram por um país sem opressão, onde todos têm a liberdade de expor suas opiniões, sem temer serem punidos por isso.
    Também com os conhecimentos desses arquivos, os familiares terão o conforto de saber o que realmente aconteceu com seus parentes e como serão julgadas as pessoas que estavam envolvidas.
    Por esses motivos, General, penso eu que não existe razão para a não abertura dos arquivos da Ditadura, já que os únicos prejudicados pelo ato serão os malfeitores do período. O Brasil é um país onde todos têm direito à justiça, por esse motivo, vítimas e seus representantes, os familiares, têm direito a ela.
    Grato,
    RDH.

    ResponderExcluir
  24. Lacre nos arquivos da Ditadura Militar.
    General Enzo Peri, isso não pode continuar assim. Precisamos da história, das informações, de cada relato por mais simples que seja, algo que explique o que foi passado.
    Famílias buscam por noticias de seus familiares. Noticias essas que ficaram perdidas no tempo sem que ninguém saiba. Imagine tão grande o sofrimento de uma mãe sem saber o fim que seu filho teve, se está morto, louco ou ate perdido. Vivendo a cada dia uma nova agonia, na esperança de ter informações ou ao menos enterrar seus filhos.
    Temos uma parte da historia de nosso país trancada e sendo eliminada aos poucos. Isso prejudicara nosso conhecimento sobre o acontecido, chegaremos ao futuro com conhecimentos distorcidos ou ate sem saber do aconteceu no passado.
    Com base nos fatos assim venho pedir encarecidamente ao senhor general que libere a abertura desses arquivos, para que assim a população saiba realmente o que passou o povo naquela época e trazendo informações para sossegar os corações dos familiares.
    NOME: Janseara Sangy da Costa N°:12 TURMA:3001

    ResponderExcluir
  25. Caro Senhor General Enzo Peri, venho encarecidamente pedir que seja feita a abertura dos arquivos da ditadura. Arquivos que podem trazer respostas para muitas pessoas sobre o que aconteceu, e o direito de saber o que realmente ocorreu com seus familiares.
    Pessoas foram terrivelmente torturadas e mortas sem ter motivos para que isso acontecesse. Esse período no Brasil foi oculto, onde o povo não tem acesso até hoje. Infelizmente esse passado trágico não tem como ser apagado e nem mudado, mas poderia ser amenizado.
    Grandes políticos não são a favor da abertura dos arquivos, pois estavam envolvidos e foram beneficiados. Mas será que é certo deixar as pessoas que foram prejudicadas sem o direito de obter as informações que mudaram suas vidas? Claramente a resposta vem e se diz que não. Por tantos motivos Sr. General gostaria que o problema fosse solucionado, que obtivéssemos bons resultados e que a palavra ditadura não fosse mais obscura.

    Nome: Francielle Almeida de Oliveira N°:10 Turma:3001

    ResponderExcluir
  26. Nova Friburgo,

    04, de dezembro de 2012

    Caro General Enzo Peri gostaria de pedir lhe que abra os arquivos da ditadura militar neles tem por escrito toda uma história do que realmente aconteceu ,a uma passagem de cada um que viveu o regime opressivos e totalitários, que se mantiveram atraves da Força bruta Chamada de tortura que ninguem escapo na epoca.

    Com a revelação desses arquivos pará a sociedade e possível que aja um Julgamento onde condenara os acusados de ter praticado tortura e assassinatos, assim tera respostas pará os familias das pessoas que lutaram por um país sem opressão, e que podessem se expressar como quizer sem puniçaão.

    Nome :Felipe Raphael Malva

    ResponderExcluir
  27. Caro general Ezio Peri venho encarecidamente pedir a abertura dos arquivos desse período negro da historia do Brasil chamado Ditadura Militar.
    As famílias das pessoas que sofreram para tentar livrar o Brasil desse regime prescisam saber o que realmente aconteceu com seus familiares,muitas pessoas foram mortas e muitas tiveram seus cadáveres ocultados,também tivemos muitos torturados.
    Com a abertura desses arquivos iremos saber o que realmente aconteceu com essas pessoas e poderemos confortar suas famílias,eles merecem essas informações.

    Helder Jansen Eller Ferreira da Silva
    Nº11 3001

    ResponderExcluir